quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Comissão de Educação discute promoção à leitura

 A ampliação da leitura na rede estadual de ensino foi o principal assunto discutido hoje durante reunião da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa. Capitaneado pelo deputado Hermano Morais (PMDB), presidente da Comissão, o evento recebeu representantes da Secretaria Estadual de Educação e do IDE – Instituto de Desenvolvimento de Educação.
Presidente do IDE, Cláudia Santa Rosa lembrou que a lei federal 12.244 sancionada no ano passado estabelece que todas as escolas públicas e privadas possuam uma biblioteca e um bibliotecário em suas dependências. Portanto, seria urgente a criação do cargo de bibliotecário na esfera estadual e a contratação dos mesmos. Em sua opinião, a ausência de bibliotecários é um dos principais entraves para a disseminação do hábito da leitura. Santa Rosa solicitou o apoio da Assembleia para que o programa estadual de leitura literária já vigente na rede estadual de ensino atinja todas as escolas. Em documento entregue à Comissão, o instituto ressaltou a importância de se ampliar o acervo das bibliotecas e da formação de professores. O documento sugere, ainda, que seja criado um plano para reunir as ações estaduais de promoção da leitura já existentes.
Representando a secretária estadual de Educação Betânia Ramalho, a professora Tânia Leiros afirmou que apenas 40% das escolas possuem espaços próprios reservados à leitura e que há servidores que atuam na função de bibliotecários, mas que não estão neste cargo. Uma solução apresentada pela professora foi a já adotada por outras cidades do país: colocar um único bibliotecário para cuidar de um grupo de escolas da mesma região. Ela anunciou, ainda, a realização de um concurso com 3500 vagas para professores da rede estadual ainda neste ano.
O deputado Hermano Morais solicitou agilidade na criação do cargo estadual de bibliotecário e a posterior realização de concurso o mais breve possível.
Compondo a mesa, o deputado Poti Jr (PMDB) disse que é em reuniões como esta que a Assembleia põe em prática o seu papel de atuar como intermediadora na solução de problemas e na promoção do desenvolvimento do Estado.
Além deste debate, a Comissão apreciou e aprovou dez matérias como a proposta pela deputada Larissa Rosado (PSB) que sugere a criação de um programa de proteção aos professores da rede pública.