sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Audiência sobre a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Guarapes


Aconteceu nesta sexta-feira (23), a audiência pública proposta pela deputada estadual Márcia Maia, para discutir a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. A parlamentar adiantou que a intenção da audiência é conhecer todo o processo de construção da estação e buscar um entendimento entre os órgãos públicos e a comunidade do local. O projeto será apresentado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) em substituição ao emissário submarino que seria construído nas imediações da Barreira do Inferno.
A parlamentar destacou que a construção da ETE depende da cessão de um terreno, por parte da Prefeitura de Natal que deve ser feita até o dia 30 de setembro. “O projeto está dependendo dessa pactuação. Estamos aqui para ouvir as reivindicações da população, pois eles estão pedindo algumas compensações. E eu acho justo. Eles querem saber se o bairro será saneado, as obras feitas irão dar emprego para os moradores do Guarapes, se a área da escola será preservada. Esse é o momento para discutir esses detalhes”, declarou.
O presidente da CAERN, Walter Gasi reforçou que é preciso a liberação do terreno para a construção da estação, sob pena do estado perder os recursos já disponibilizados pelo Ministério das Cidades, na ordem de R$ 81 milhões. O presidente do órgão declarou, ainda, que está disposto a atender as reivindicações a população. “A CAERN está aberta a qualquer ação positiva, Vamos avaliar os custos e implantá-las, se for possível. Não queremos empurrar nada de goela abaixo”, declarou.
Sobre os prazos para a doação do terreno, titular da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Sehape), Sérgio Pinheiro declarou que a prefeitura está disposta a negociar, mas é preciso fazer algumas adequações. “A prefeitura é favorável a este projeto e viemos aqui para buscar uma conciliação”, declarou.